segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aula 1 e Apresentação


Iniciamos nesta semana nossa primeira aula virtual. Abaixo, um extrato do texto. As companheiras inscritas para o curso receberão o texto e a atividade referente a ele por email. Se a leitura abaixo despertar interesse de quem não se inscreveu ainda está em tempo, pois o prazo desta primeira aula vai até domingo.

"A incorporação do feminismo em nossa perspectiva e atuação revolucionária parte não apenas da compreensão do papel essencial da luta pela libertação das mulheres no processo de luta pela emancipação social mas também da necessidade do proletariado assumir a hegemonia da luta de todos os setores oprimidos e explorados pela sociedade de classes e pelo capital."

"A opressão das mulheres, embora não tenha surgido com o capitalismo, foi assimilada por ele como um dos pilares de sua dominação. Manter as mulheres oprimidas e subordinadas permite reduzir os custos com a reprodução da força de trabalho; aumentar a exploração, rebaixando os salários da classe trabalhadora como um todo; manter uma divisão importante dentro do proletariado, facilitando a dominação e a exploração; assegurar a manutenção da família como um mecanismo essencial de assimilação da ideologia burguesa e patriarcal no seios dos oprimidos; e a aumentar a situação de desumanização e alienação do proletariado, diminuindo com isso sua consciência como classe dominada e, portanto, sua capacidade de revolta."

PEDIMOS ÀS COMPANHEIRAS INSCRITAS QUE POSTEM UM COMENTÁRIO COM SUA APRESENTAÇÃO. (Nome, cidade, o que faz, onde milita, o que gosta de fazer nas raras horas livres, etc)

4 comentários:

  1. Oi Gurias!

    Se ainda for possível também quero participar da formação. =)

    Alexandra de Castilhos Moojen, Caxias do Sul, estudante de dança da Uergs, Milito na Marcha Mundial das Mulheres e no Movimento estudantil.
    alexandracastilhos@gmail.com

    Saudações feministas

    ResponderExcluir
  2. Então... Vou começar. Escrevo numa manhã chuvosa e cinza (como diz Cazuza), mas muito inspiradora. Após uma vitória do Brasil, que podia ter sido melhor, mas em fim, rumo ao hexa...
    Eu sou Raquel, sou de Caxias do Sul. Quer dizer, sou uma mineira, bem adaptada a cultura gaúcha.
    Me filiei ao PT em 2006, e imediatamente começei a militar na DS. Conheci o PT e a DS, quando militava no movimento estudantil universitário, no mesmo momento em que despertei para o feminismo, conhecendo a Marcha Mundial das Mulheres.
    Hoje, no PT, milito na Setorial da Juventude e das Mulheres. E, entendendo que nossa militancia partidária deve sempre estar conectada com os movimentos socias. Não milito mais no movimento estudantil, pois saí da universidade, mas tenho como priridade absoluta a militância feminista, na MMM.
    Me formei em Direito, e agora passo por aquele limbo que todo estudante de direito sconhece bem: passar na Prova da Ordem. Ando estudando muito pra isso...
    Fora estudar pra prova da Ordem, gosto de ler umbom livro, assistir filmes, tomar uns porres de vez enquanto... heheh e claro, namorar bastante!
    Fiquei muito contente com nossos encaminhamentos na Plenária, e com a criação do Blog, acho que vai ser um instrumento muito importante pra gente.
    Bjos à todas!

    ResponderExcluir
  3. Nome: Claudia Prates
    Cidade: Porto Alegre
    o que faz: trabalho no gabinete do Dep. Raul Pont
    onde milita: feminismo, marcha mundial das mulheres
    o que gosta de fazer nas raras horas livres: gosto de caminhar em parques, tomar chimarrão. Gosto de cuidar da vida fazendo nada, dar beijo na boca e colocar minha filha no colo....

    ResponderExcluir
  4. Me chamo Janaina Santos, moradora e militante de Esteio.
    Trabalho na Secretaria do Meio Ambiente de Canoas, sou tecnica ambiental e estudante de pedagogia, milito MMM e do grupo de Estudo e Ações Feminista Vânia Araujo.
    Nas horas vagas gosto de visitar amigos, curtir meus amores, andar descalços na terra...

    ResponderExcluir