segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aula 1 e Apresentação


Iniciamos nesta semana nossa primeira aula virtual. Abaixo, um extrato do texto. As companheiras inscritas para o curso receberão o texto e a atividade referente a ele por email. Se a leitura abaixo despertar interesse de quem não se inscreveu ainda está em tempo, pois o prazo desta primeira aula vai até domingo.

"A incorporação do feminismo em nossa perspectiva e atuação revolucionária parte não apenas da compreensão do papel essencial da luta pela libertação das mulheres no processo de luta pela emancipação social mas também da necessidade do proletariado assumir a hegemonia da luta de todos os setores oprimidos e explorados pela sociedade de classes e pelo capital."

"A opressão das mulheres, embora não tenha surgido com o capitalismo, foi assimilada por ele como um dos pilares de sua dominação. Manter as mulheres oprimidas e subordinadas permite reduzir os custos com a reprodução da força de trabalho; aumentar a exploração, rebaixando os salários da classe trabalhadora como um todo; manter uma divisão importante dentro do proletariado, facilitando a dominação e a exploração; assegurar a manutenção da família como um mecanismo essencial de assimilação da ideologia burguesa e patriarcal no seios dos oprimidos; e a aumentar a situação de desumanização e alienação do proletariado, diminuindo com isso sua consciência como classe dominada e, portanto, sua capacidade de revolta."

PEDIMOS ÀS COMPANHEIRAS INSCRITAS QUE POSTEM UM COMENTÁRIO COM SUA APRESENTAÇÃO. (Nome, cidade, o que faz, onde milita, o que gosta de fazer nas raras horas livres, etc)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nosso primeiro "EAD" de Formação Feminista


Na reunião estadual que realizamos no dia 16 de maio, construímos, coletivamente, uma série de tarefas. Dividimos s responsabilidades e nos auto-concedemos prazos para realizá-las.

Eu e a Mariane ficamos responsáveis por organizar nosso Blog e propostas de formação política não-presenciais. O Blog está aqui. E é com alegria que, através deste "post", abrimos oficialmente as inscrições para o nosso primeiro curso de formação feminista à distância.

Para essa primeira experiência, estamos abrindo 20 vagas. O prazo para inscrições é ousadamente curto: até o final desta semana. Para se inscrever, basta responder ao post.

Preparadas para fazer da Blogesfera um dos territórios da nossa formação feminista?
Nós estamos.
Afinal, o que seria do movimento feminista não fosse a ousadia das mulheres militantes?

Um abraço,
Eliane e Mariane

domingo, 6 de junho de 2010

Tirinhas


Para inaugurar nossa seção de Tirinhas, nada melhor do que ela, Mafalda. A partir de hoje apresentaremos uma seleção, organizada pela Mariane.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Nosso Blog

Queridas Companheiras:

Eis aqui uma das resoluções da nossa plenária estadual. O Blog das Mulheres da DS. Sejam bem-vindas ao nosso espaço de trocas e formação política. Em breve postaremos o programa do nosso primeiro EAD, implementando, assim mais uma resolução do nosso encontro.

Saudações Revolucionárias e Feministas!

Eliane e Mariane